AVIAÇÃO CIVIL começou na LAR..........1989/1990


LAR Linhas Aéreas Regionais
Os aviões voados na LAR foram:Do228, HS748 e BAe ATP e Ground Course de Twin Otter.
Comecei por voar o Do 228 na função de CoPiloto.

Foto legenda: Do 228 no Funchal. Já estava na Air Columbus quando tirei esta foto.

Dornier 228
O Dornier foi voado pela primeira vez em 1981. Foi originalmente concebido como uma versão turboprop doDornier DO28, que era um avião utilitário. a nova asa foi concebida de forma a proporcionar a este avião velocidades superiores ás do seu concorrente, o Beech 99. Foram construídos acima de 200 e estão ao serviço por todo o mundo.

O Dornier Do 228 é um pequeno turboprop Alemão STOL e utilitário, fabricado pela Dornier GmbH (depois DASA Dornier, Fairchild-Dornier) de 1981 até 1998. Em 1983 Hindustan Aeronautics comprou a licença de produção e fabricou o Dornier 228 até aos dias de hoje. Aproximadamente 270 Do 228 foram construídos em Oberpfaffenhofen, Alemanha e na Índia em Kanpur. Cerca de 195 estão ainda ao serviço por todo o mundo.
Nos finais de 1970 a Dornier GmbH desenvolveu uma nova asa, a TNT susbsidiada pelo Governo Alemão. A Dornier testou-a num Dornier 28D-2 modificado "Skyservant" com motores turboprop Pratt & Whitney Canada PT6 A-110. Finalmente a Dornier mudou de motores e testou o novo avião que foi denominado Dornier 128 com dois motores Garrett TPE 331-5. A empresa desenvolveu uma nova fuselagem para as novas asas TNT e TPE 331-5 em dois modelos de (15/19 Passageiros) e chamou aos dois aviões projectados E-1 (mais tarde Do 228-100) e E-2 (mais tarde Do 228-200). Em 1980 a Dornier apresentou o avião publicamente. Os dois protótipos voaram em Março de 1981 pela primeira vez. Depois da certificação do Do 228 o primeiro a entrar ao serviço foi para a Norving Flyservice em Fevereiro de 1982. Em 1998 a produção deste avião terminou para dar lugar ao seu sucessor o Dornier 328.
Links relacionados com o Do 228:
Do228 Dornier 228
FábricaRuag Aerospace Deutschland
Fabricante Indiano HAL India
Algumas fotos de airliners.net
Simulador Simtec GmbH




Voei muito pouco o Dornier 228, mas fiquei satisfeito com a performance deste pequeno turboprop. A missão que este avião tinha na companhia era básicamente o voo para as cidades do interior como Bragança, Viseu, Vila Real e outras.

TWIN OTTER (DHC-6)

Depois fui tirar o Ground course do Twin Otter por politiquisses sindicais que se praticavam na altura. Os acordos de empresa por vezes prejudiam as empresas e os pilotos também.
O serviço feito por este avião ao serviço do NOAA é espantoso.
O Dhc-6 Twin Hotter é um avião de utilidade de 20 lugares. STOL, desenvolvido por Havilland, Canadá. É chamado frequentemente o programa mais bem sucedido de avião na história do Canadá. O desenvolvimento do avião começou em 1964, com um primeiro vôo em 20 de Maio, 1965. A fiabilidade e o desempenho realçados dos motores do Twin Hotter fizeram-lhe uma alternativa imediatamente popular à única máquina que tem voado desde 1951. Os Twin Hotter poderiam ser entregues com flutuadores, esquis, ou engrenagem de aterragem de triciclo, directamente da fábrica. Usado também para MEDEVACs e carga, muitos Twin Hotter ainda voam no Norte distante, mas podem também ser encontrados em África, na Austrália, na Antarctica, e noutras regiões onde a sua performance é preferida. O primeiro avião produzido foi designado de série 100s. Em 1968, a série 200 melhoraram o desempenho de STOL também. A transformação para um nariz mais alongado, mais longo (exceto quando equipado com os flutuadores) e de um compartimento traseiro reconfigurado de carga. Estes provaram ser muito mais populares e dentro de um ano 115 tinham sido vendidos. Igual ao número de série 100. Em 1969, entrou em funcionamento a série 300. Esta série foi equipada com motores mais potentes, o alcance aumentou significativamente e foram vendidos 614 aviões até 1988, ano em que terminou a produção.
Devem ser consultadas as características técnicas deste avião no site do Museu do Canadá.
HS 748

Desenvolvido e construído inicialmente pela Avro (depois Hawker-Siddeley) e mais tarde pela British Aerospace, o HS.748 tem suas origens no esforço da Avro para retornar ao mercado civil durante a década de 50. Lançado como o Avro 748 em 1958, o projecto foi assumido pela Hawker-Siddeley em 1959, quando a Avro tornou-se parte deste grupo. O novo avião realizou seu primeiro voo em Junho de 1960. Um total de quatro protótipos, dois para testes estáticos, foram usados no processo de homologação, obtida em Dezembro de 1961. Naquele momento o primeiro exemplar de produção (Série 1) já havia sido construído. Equipado com dois motores Rolls Royce Dart Mk.514, entrou em operação com a empresa Skyways em Janeiro de 1962. Somente 18 unidades desta série foram construídas: surgiu uma nova versão, conhecida como Série 2. Esta foi mais bem sucedida, gerando as sub séries 2A e 2B. O primeiro voo foi em Novembro de 1961. A série 2 diferia da 1 por seus pesos operacionais maiores e motores mais potentes. A série 2B surgiu em 1977, com melhorias aerodinâmicas e maior envergadura. O modelo mais avançado, conhecido como Super 748, foi o último a ser desenvolvido, realizando seu primeiro voo em 1984 e entrando em operação com a empresa caribenha LIAT. Além das melhorias presentes no 2B, o Super tem painel modernizado e motores mais eficientes e silenciosos. Versões militares do HS.748 também foram produzidas, semelhantes aos Série 2B. Tiveram também a parte traseira da fuselagem modifica, com portas em concha e uma rampa de carregamento: esta versão foi baptizada como HS. 748 Andover, e sua produção terminou em 1988.
Foto legenda:Co.Piloto de HS748
Ficha técnica do Hawker-Siddeley (Avro) HS 748:
Comprimento (m): 20,42
Envergadura (m): 31.23
Altura (m): 7,57
Motores/Empuxo: 2x RR Dart Mk 536-2 (2.280 ehp)
Peso máximo à descolagem (kg): 23.133.
Velocidade de cruzeiro: 452km/hMMO/VMO: 480km/h.
Alcance (km): 1.307.
Tripulação técnica: 2 pilotos
48 passageiros
Primeiro voo: Junho de 1960
Encomendados: 382
Entregues: 382
Em operação: 110
Fotos de destacamentos na ilha da Madeira quando ainda estava no HS748.

BAe ATP
O maior turbohélice bimotor em operação comercial atualmente, o ATP ou Jetstream 61, tem suas origens no venerável British Aerospace 748. Parecendo mais uma versão alongada do 748, com a seção transversal da fuselagem e estrutura básica da asa herdadas de seu antecessor, o ATP e o J61 na realidade são aviões totalmente novos. A British Aerospace anunciou o desenvolvimento de uma versão avançada do 748 em março de 1984. Conhecido internamente como BAe 846, o novo modelo foi comercializado com o nome de BAe ATP (Advanced TurboProp). O protótipo voou pela primeira vez em agosto de 1986 e o primeiro exemplar de série em 1988. A certificação foi concedida em março 1988 e o ATP iniciou sua carreira comercial nas cores da British Midland. A capacidade máxima do avião é de 72 passageiros, impulsionado por dois motores Pratt & Whitney Canadá PW126, equipados com hélices de seis pás e de baixa rotação, o que diminui o nível de ruído e vibração interna. O cockpit conta com instrumentação EFIS e o interior da cabine foi modernizado. O Jetstream 61, com outras inovações, foi lançado e construído pela divisão Jetstream da British Aerospace e usa motores mais potentes da versão 127D, possibilitando maiores pesos operacionais. Porém os esforços de marketing para vendê-lo foram suspensos quando da formação do concórcio AI(R), já que ele era concorrente direto de outro produto do grupo, o bem sucedido ATR 72. No total 67 unidades foram construídas, das quais apenas quatro Jetstream 61, quando a linha de produção foi encerrada em 1993.
Ficha Técnica:
BAe ATP/Jetstream 61Comprimento (m): 26,01
Envergadura (m): 30,63
Altura (m): 7,59
Motores/Empuxo: 2x P&W PW126A(2653shp)
Peso max. decol (kg): 22.930
Vel. cruzeiro: 437km/hMMO/VMO: 493km/h
Alcance (km): 1.480
Tripulação técnica: 2
Passageiros: 68