
LAR Linhas Aéreas Regionais
Os aviões voados na LAR foram:Do228, HS748 e BAe ATP e Ground Course de Twin Otter.
Comecei por voar o Do 228 na função de CoPiloto.

Foto legenda: Do 228 no Funchal. Já estava na Air Columbus quando tirei esta foto.
Dornier 228
O Dornier foi voado pela primeira vez em 1981. Foi originalmente concebido como uma versão turboprop doDornier DO28, que era um avião utilitário. a nova asa foi concebida de forma a proporcionar a este avião velocidades superiores ás do seu concorrente, o Beech 99. Foram construídos acima de 200 e estão ao serviço por todo o mundo.

O Dornier Do 228 é um pequeno turboprop Alemão STOL e utilitário, fabricado pela Dornier GmbH (depois DASA Dornier, Fairchild-Dornier) de 1981 até 1998. Em 1983 Hindustan Aeronautics comprou a licença de produção e fabricou o Dornier 228 até aos dias de hoje. Aproximadamente 270 Do 228 foram construídos em Oberpfaffenhofen, Alemanha e na Índia em Kanpur. Cerca de 195 estão ainda ao serviço por todo o mundo.

Nos finais de 1970 a Dornier GmbH desenvolveu uma nova asa, a TNT susbsidiada pelo Governo Alemão. A Dornier testou-a num Dornier 28D-2 modificado "Skyservant" com motores turboprop Pratt & Whitney Canada PT6 A-110. Finalmente a Dornier mudou de motores e testou o novo avião que foi denominado Dornier 128 com dois motores Garrett TPE 331-5. A empresa desenvolveu uma nova fuselagem para as novas asas TNT e TPE 331-5 em dois modelos de (15/19



Do228 Dornier 228
FábricaRuag Aerospace Deutschland
Fabricante Indiano HAL India
Algumas fotos de airliners.net
Simulador Simtec GmbH
Voei muito pouco o Dornier 228, mas fiquei satisfeito com a performance deste pequeno turboprop. A missão que este avião tinha na companhia era básicamente o voo para as cidades do interior como Bragança, Viseu, Vila Real e outras.
TWIN OTTER (DHC-6)

O serviço feito por este avião ao serviço do NOAA é espantoso.
O Dhc-6 Twin Hotter é um avião de utilidade de 20 lugares. STOL, desenvolvido por Havilland, Canadá. É chamado frequentemente o programa mais bem sucedido de avião na história do Canadá. O desenvolvimento do avião começou em 1964, com um primeiro vôo em 20 de Maio, 1965. A fiabilidade e o desempenho realçados dos motores do Twin Hotter fizeram-lhe uma alternativa imediatamente popular à única máquina que tem voado desde 1951. Os Twin Hotter poderiam ser entregues com flutuadores, esquis, ou engrenagem de aterragem de triciclo, directamente da fábrica. Usado também para MEDEVACs e carga, muitos Twin Hotter ainda voam no Norte distante, mas podem também ser encontrados em África, na Austrália, na Antarctica, e noutras regiões onde a sua performance é preferida. O primeiro avião produzido foi designado de série 100s. Em 1968, a série 200 melhoraram o desempenho de STOL também. A transformação para um nariz mais alongado, mais longo (exceto quando equipado com os flutuadores) e de um compartimento traseiro reconfigurado de carga. Estes provaram ser muito mais populares e dentro de um ano 115 tinham sido vendidos. Igual ao número de série 100. Em 1969, entrou em funcionamento a série 300. Esta série foi equipada com motores mais potentes, o alcance aumentou significativamente e foram vendidos 614 aviões até 1988, ano em que terminou a produção. 



Devem ser consultadas as características técnicas deste avião no site do Museu do Canadá.
HS 748
Desenvolvido e construído inicialmente pela Avro (depois Hawker-Siddeley) e mais tarde pela British Aerospace, o HS.748 tem suas origens no esforço da Avro para retornar ao mercado civil durante a década de 50. Lançado como o Avro 748 em 1958, o projecto foi assumido pela Hawker-Siddeley em 1959, quando a Avro tornou-se parte deste grupo. O novo avião realizou seu primeiro voo em Junho de 1960. Um total de quatro protótipos, dois para testes estáticos, foram usados no processo de homologação, obtida em Dezembro de 1961. Naquele momento o


Foto legenda:Co.Piloto de HS748
Comprimento (m): 20,42
Envergadura (m): 31.23
Altura (m): 7,57
Motores/Empuxo: 2x RR Dart Mk 536-2 (2.280 ehp)
Peso máximo à descolagem (kg): 23.133.
Velocidade de cruzeiro: 452km/hMMO/VMO: 480km/h.
Alcance (km): 1.307.
Tripulação técnica: 2 pilotos
Primeiro voo: Junho de 1960
Encomendados: 382
Entregues: 382
Em operação: 110
Fotos de destacamentos na ilha da Madeira quando ainda estava no HS748.

BAe ATP


BAe ATP/Jetstream 61Comprimento (m): 26,01
Envergadura (m): 30,63
Altura (m): 7,59
Motores/Empuxo: 2x P&W PW126A(2653shp)
Peso max. decol (kg): 22.930
Vel. cruzeiro: 437km/hMMO/VMO: 493km/h
Alcance (km): 1.480
Tripulação técnica: 2